quarta-feira, 18 de abril de 2012

São Luís recebe título de Capital Americana da Cultura-2012 nesta quarta-feira


A Prefeitura de São Luís realizará, nesta quarta-feira (18), a partir das 20h, no Teatro Arthur Azevedo, a cerimônia de recebimento do título de “Capital Americana da Cultura-2012”. Na ocasião, o prefeito receberá o documento que oficializa a capital maranhense como detentora do título no ano do seu quarto centenário e dará como abertas, oficialmente, as atividades culturais inerentes ao título.
Participam do evento pessoas ligadas ao setor turístico, representantes políticos, magistrados, personalidades, jornalistas, entre outros convidados.
Durante a entrega do prêmio, haverá diversas apresentações folclóricas típicas de São Luís, no Centro Histórico, como bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças portuguesas, entre outras, demonstrando a grande diversidade cultural local.
A escolha de São Luís se deu não somente por conta das belezas naturais, do patrimônio histórico e intelectual e de sua diversidade cultural, mas também pelo momento ímpar de sua história, que é o quarto centenário da capital ludovicense. Tanto que, segundo o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade gestora do título, não realizou um concurso para escolha da sede este ano.
CBC Em 2009, São Luís já havia sido eleita Capital Brasileira da Cultura. Na época, a cidade foi escolhida por um júri constituído por representantes dos ministérios da Cultura e de Turismo e pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais. A candidatura de São Luís à Capital Brasileira da Cultura foi uma iniciativa do São Luís Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal da Cultura (Func).
Projeção no mundo - A cidade de São Luís começará, a partir desta quarta-feira (18), a projetar-se também no mundo pelo canal “Antena 3 Internacional”, que divulgará um anúncio de TV com 30 segundos de duração. A exibição mostrará os atrativos de São Luís nos âmbitos da arquitetura, das tradições, da gastronomia, arte, história, e etc.
O vídeo será veiculado várias vezes ao dia até o final do ano. Por outro lado, São Luís terá, ainda, presença destacada no anúncio histórico sobre as capitais americanas da cultura, também veiculado pelo canal Antena 3 Internacional, que emite sua programação via satélite 24 horas por dia e chega aos lares através dos principais operadores de TV a cabo e via satélite.
A programação é recebida em cinco milhões de lares de 19 países iberoamericanos e EUA. Também está acessível para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo através da Internet, no site www.teleporlared.com.


Histórico do título e da certificação

O título “Capital Americana da Cultura” (www.cac-acc.org), criado em 1998, tem como objetivo promover a integração interamericana a partir da cultura, contribuir para que haja um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando sua diversidade nacional e regional; destacando, ao mesmo tempo, o patrimônio cultural comum.
A Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org), está acreditada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento dos Parlamentos Latinoamericano e Europeu. O Antena 3 Internacional (Madri, Espanha) e o Grupo Discovery Channel (Miami, Flórida - EUA) são os canais oficiais de televisão colaboradores.

Critérios para a escolha de São Luís

Reconhecimento do mérito das personalidades que marcaram a história e a cultura locais. Na literatura, são inúmeros os exemplos de escritores com reconhecimento nacional; contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural; sensibilização da sociedade para a valorização e preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental local; participação das camadas sociais menos favorecidas economicamente, em ações que contribuam para a sua inclusão social e cultural; valorização e potencialização dos recursos culturais e turísticos.
Tem ainda como critérios o desenvolvimento de atividades econômicas através da cultura, especialmente no setor de turismo e que contribuam para a geração de emprego e renda; e o fomento ao turismo cultural de qualidade, enfatizando a gestão permanente do patrimônio cultural e a necessidade de conciliar as expectativas dos visitantes com as da sociedade local.

Benefícios para a cidade eleita

Destacam-se como alguns dos benefícios para a cidade eleita, o incremento na autoestima da população, que se sentirá participante de um projeto em comum; a inclusão social dos setores menos favorecidos através de projetos e ações culturais; o enriquecimento cultural dos seus habitantes, através do desenvolvimento de eventos culturais, além de dar uma dimensão especial aos que já se desenvolvem habitualmente na cidade.
Tem-se, também, como benefício para a cidade a promoção nacional e internacional, com os reflexos da imagem positiva que isto comporta; a valorização e conservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental; o aumento no fluxo turístico com o consequente aumento de investimentos na cidade; a criação de novas vias de cooperação com outras cidades do Brasil e do exterior; o incremento do calendário cultural para os anos futuros e a divulgação das possibilidades econômicas que a cidade oferece como destino turístico, para investimentos, entre outros benefícios.
Até agora, já receberam o título de Capital Americana da Cultura:

2000: Mérida (México)
2001: Iquique (Chile)
2002: Maceió (Brasil)
2003: Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil)
2004: Santiago (Chile)
2005: Guadalajara (México)
2006: Córdoba (Argentina)
2007: Cusco (Peru)
2008: Brasília (Brasil)
2009: Asuncão (Paraguai)
2010: Santo Domingo (República Dominicana)
2011: Quito (Equador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário